TEXTO: UM BREVE PONTO DE VISTA SOBRE A SOBERBA

 


Não há nada de errado em acreditar em si mesmo. 

É importante ter uma boa opinião sobre si. 

Valorizar-se e apreciar-se são conceitos relevantes acerca de nós.

Porém, quando adotamos um conceito elevado de nós mesmos, acabamos por depreciar o outro e aí temos um problema, porque, por exemplo, passamos a desmerecer qualquer pessoa por suas habilidades serem diferentes das nossas. 

Então, começamos a agir constantemente com orgulho, pretensão, acreditando estar em um nível de superioridade sobre as outras pessoas. 

Isso vai gerar em nós, a arrogância, a altivez, a autoconfiança exagerada. 

A abordagem da vida, deve ser marcada por um viés de simplicidade, humildade, disposição de ajudar os outros, ainda mais, quando compreendemos que vivemos numa sociedade política, e sendo assim, a coletividade tem que estar acima da individualidade, o outro importa!

É claro que conflitos e desentendimentos ocorrerão, mas, isso pode se manifestar de maneira saudável e não destrutiva.

Quando alguém age com soberba, acaba complicando diversos relacionamentos, sejam eles, na esfera da vida privada, familiar, social e até profissional. Um indivíduo assim critica facilmente os outros e tem prazer em apontar os defeitos alheios. 

Essa trajetória certamente conduzirá a pessoa para a queda, uma vez que, em algum momento, esse estilo destrutivo de si e do outro, tornara-se insustentável!

Em um mundo de constantes conflitos, das mais variadas ordens, é mais útil a si e ao outro adotar uma postura de simplicidade e humildade, para que as diferenças se somem para o bom entendimento de ambas as partes.

Mas, como lidar quando um soberbo agir com prepotência com você? 

Entenda, não tente devolver na mesma moeda - em qualquer situação, esse é um grande equívoco! Procure se posicionar sem agir com arrogância, seja humilde e combata esse comportamento nocivo com uma atitude positiva, tenha discernimento e entendimento para não cair na armadilha inimiga!

Só que, para além de tudo, observe-se, se auto analise frequentemente, faça uma reflexão no espelho, e veja, se o seu comportamento não está semelhante a quem você aponta como o elemento da soberba, e aí sim, terá meios mais eficazes para fazer com que que seu comportamento direcione-se no sentido de influenciar as pessoas e provocar reflexões construtivas de melhores relacionamentos.

PENSAE!